Mar e Vento

Espaço reservado ao "Diário de Bordo" de um clube.... o da Navegação.

quinta-feira, maio 25, 2006

Diário de Bordo: O Anel Náutico

Nas nossas pesquisas pela Internet ficámos a saber que o Anel Náutico era um instrumento concebido por Pedro Nunes (Matemático Português), que permite determinar a altura do Sol ou a sua distância zenital, conforme o sentido da graduação da escala feita no interior do anel.

No Anel Náutico a luz do Sol passa através de um orifício situado a 45º do topo do anel e projecta-se no seu interior graduado. Para conhecer a coordenada basta suspender o Anel pela argola e rodá-lo de modo a que os raios solares passem pelo orifício.

No entanto, o Anel tinha um inconveniente, por mais pequeno que fosse o orifícío, a luz projectada pelo Sol no interior do arco graduado numca se podia reduzir a um ponto, dado que a nossa estrela não nos aparece como um ponto, mas sim como um disco. Como esse disco tem diâmetro de cerca de meio grau, a imagem projectada ocupa pelo menos meio grau, o que reduz a percisão do instrumento;
esse inconveniente já não existiria no caso de se pretender a altura das estrelas, mas a luminosidade não é suficientemente forte para se projectar visivelmente através do arco graduado.

Os marinheiros Mauro e André (8º e 9º ano)