Diário de Bordo: A Barquinha
Nesta nossa emocionante jornada marítima estudámos um instrumento muito importante do dia-a-dia dos nossos antepassados marinheiros, a Barquinha. Sem este instrumento não conseguiriam calcular a velocidade da embarcação e sem a velocidade da embarcação não conseguriam calcular a velocidade média, tão importante para a sua localização.
Este instrumento basicamente divide-se em três partes: o batel, pedaço de madeira que contém na sua extremidade um pedaço de chumbo e que serve para fazer atrito na água, a corda, que contém os nós que servem para realizar a contagem, e o suporte.
O seu funcionamento é o seguinte: depois de colocarmos o batel na água, faz-se uma contagem dos nós (distribuídos regularmente com um espaço de 7,23 m) que passam pela mão durante 15 segundos (1/240 da hora). O número de nós que saírem durante a contagem indica a velocidade da embarcação em milhas por hora.
Este instrumento basicamente divide-se em três partes: o batel, pedaço de madeira que contém na sua extremidade um pedaço de chumbo e que serve para fazer atrito na água, a corda, que contém os nós que servem para realizar a contagem, e o suporte.
O seu funcionamento é o seguinte: depois de colocarmos o batel na água, faz-se uma contagem dos nós (distribuídos regularmente com um espaço de 7,23 m) que passam pela mão durante 15 segundos (1/240 da hora). O número de nós que saírem durante a contagem indica a velocidade da embarcação em milhas por hora.
Os marinheiros Ricardo e Telmo (9º ano)
1 Comments:
Com efeito, este instrumento era muito importante porque permitia aos navegadores saberem a distância já percorrida e assim saber quanto faltava para chegar ao destino.
Agora como funcionava..., com a vossa explicação ficou tudo mais claro.
Parabéns a toda a tripulação pelo trabalho realizado.
Profª Maria dos Anjos
Enviar um comentário
<< Home