Mar e Vento

Espaço reservado ao "Diário de Bordo" de um clube.... o da Navegação.

segunda-feira, maio 29, 2006

Diário de Bordo: A Barquinha

Nesta nossa emocionante jornada marítima estudámos um instrumento muito importante do dia-a-dia dos nossos antepassados marinheiros, a Barquinha. Sem este instrumento não conseguiriam calcular a velocidade da embarcação e sem a velocidade da embarcação não conseguriam calcular a velocidade média, tão importante para a sua localização.

Este instrumento basicamente divide-se em três partes: o batel, pedaço de madeira que contém na sua extremidade um pedaço de chumbo e que serve para fazer atrito na água, a corda, que contém os nós que servem para realizar a contagem, e o suporte.

O seu funcionamento é o seguinte: depois de colocarmos o batel na água, faz-se uma contagem dos nós (distribuídos regularmente com um espaço de 7,23 m) que passam pela mão durante 15 segundos (1/240 da hora). O número de nós que saírem durante a contagem indica a velocidade da embarcação em milhas por hora.

Os marinheiros Ricardo e Telmo (9º ano)

1 Comments:

Blogger Clube de História Local said...

Com efeito, este instrumento era muito importante porque permitia aos navegadores saberem a distância já percorrida e assim saber quanto faltava para chegar ao destino.
Agora como funcionava..., com a vossa explicação ficou tudo mais claro.
Parabéns a toda a tripulação pelo trabalho realizado.
Profª Maria dos Anjos

9:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home